sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Frutas Secas! Sim ou Não?


Uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes que forneçam energia, cálcio ferro e muitos outros nutrientes, são sempre bons para que tenhamos disposição e energia em nossas atividades diárias, enfim, uma melhor qualidade  de vida.

Podemos encontrar todas essas maravilhas nas frutas!

As frutas são dotadas de aroma característico, contém grande quantidade de água e possuem diferentes concentrações de açúcares. A maioria das frutas pode ser degustada crua, sem a necessidade de cocção ou outros métodos de processamento. Dentre essas maravilhas podemos encontrar as frutas secas ou desidratadas, que também são fontes de uma grande quantidade de vitaminas e minerais, como: vitamina B1,B5,B9,B2, ácido nicotínico (antioxidante), vitamina E, B6, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selênio e cobre; Em sua composição é possível notar a presença de gordura monoinsaturada, o tipo de gordura que aumenta as lipoproteínas, o bom colesterol. Não sendo possível notar os níveis de mau colesterol. Sua saúde precisa estar protegida, e a ingestão dessas vitaminas é fundamental.


As frutas são denominadas secas, após passarem pelo processamento de secagem natural, quando expostas ao calor do sol, ou quando passam por secagem artificial, através de vapor, estufas ou fornos. Dessa maneira, as frutas acabam concentrando ainda mais as suas propriedades nutritivas, isto é, as fibras, vitaminas, minerais e carboidratos permanecem de forma total na composição geral da fruta seca. Mas no caso de alguns componentes como a vitamina C, podem se perder, por causa da temperatura alta.


O consumo de frutas secas desde que não exagerado, é altamente nutritivo, pois a qualidade de nutrientes e proteínas, vitaminas e minerais das frutas secas são altamente benéficos para a saúde, não somente como petiscos, mas também quando adicionados nas refeições diárias. Enriqueça sua alimentação incluindo frutas secas no seu cardápio, as quais podem ser utilizadas como substitutos de alimentos que contêm gorduras saturadas ou trans. É claro que a outra maneira de reduzir o conteúdo de gordura é consumir pequenas porções das mesmas.

Segundo a opinião de alguns endocrinologistas, pessoas com diabetes devem restrigir o consumo devido ao açúcar que é concentrado para conservar por mais tempo.

Lembre-se sempre de manter uma alimentação equilibrada e regular com variedade alimentar!

Fonte: MundoDasTribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário