terça-feira, 8 de novembro de 2011

Musculação para iniciantes

O que você precisa saber inicialmente
Apenas o exercício por si só não trará grandes resultados a nível de condicionamento físico ou estética corporal, é preciso aliar o exercício a fatores como dieta, horas de sono e descanso, ritmo de vida e etc...são importantes também.
O horário pode ser qualquer um para a pratica do treinamento, porém o melhor é observar os níveis de energia do corpo e escolher o momento em que esses níveis estejam no Maximo, porém o principal para se obter resultados é treinar com regularidade.
A grande maioria das iniciantes deseja uma resposta rápida de alguns músculos, como: Bíceps, peitoral, deltoide, trapézio, abdome, glúteos, coxas e panturrilha porém o ideal é a escolha de apenas um exercício básico por grupamento muscular, a concentração durante o treinamento ajuda no recrutamento de um maior número de unidades motoras e na manutenção de uma postura correta, minimizando os riscos de lesão.

Intervalos de recuperação
Têm como objetivo restaurar parcial ou totalmente as fontes energéticas depletadas durante o exercício, para pessoas que fazem entre 6 e 12 repetições é aconselhado um intervalo de 60 a 90 seg. entre os grupos. Este intervalo permitirá manter o aquecimento durante todo o treinamento assim como uma ótima hiperemeria ( vermelhidão ) dos músculos trabalhados.

A Velocidade de execução
 É importante realizarmos exercícios num ritmo mais lento, pois, desta forma conseguiremos mais facilmente controlar o movimento e concetrarmo-nos nos músculos em ação desta forma evitaremos lesões, depois de se adaptar ao exercício pode-se aumentar a velocidade, porém não muito, para não acabar fazendo o exercício de maneira errada.


O peso Inicial
 É fundamental que o aluno(a) passe pelo tempo de adaptação, onde aprenderá a fazer os exercícios pegando um peso que nunca deverá ser o Maximo em relação ao número de repetições previstas, depois que o aluno dominar a técnica de execução dos exercícios deve-se fazer o teste de peso por repetição           no qual aumentamos o peso e observamos se a aluno(a) vai conseguir fazer as repetições mesmo que com dificuldade, porém se mantendo o ritmo e eficiência é por  que o peso é o ideal para o treinamento, mas caso ele(a) não consiga fazer as repetições, deve-se diminuir o peso para encontrar o ideal.

Texto de Carlos Conssenza

Nenhum comentário:

Postar um comentário