Pessoal, essa postagem vem com intuito de desmistificar algo que é muito difundido no meio das academias onde na realidade é uma informação incorreta, e que é potencialmente prejudicial, mesmo assim é pouco conhecida pelos usuários e profissionais deste espaço, a informação que está prestes a ser divulgada é preciosa pra todos os profissionais que se prezem, portanto vale a pena ler atentamente.
A cadeira abdutora ( imagem abaixo )
A cadeira adutora e abdutora, é um equipamento que está presente em quase todas as academias, por trabalhar de duas formas ela é um equipamento que pode ser considerada uma " figura carimbada " em grande parte das academais, não nos focaremos no exercicio ADUTOR ( aquele no qual a pessoa senta com as pernas por fora do aparelho e faz o esforço pra dentro) pois esse exercicio cumpre o que lhe é prometido e trabalha os músculos adutores da coxa, ( Adutor longo, curto, magno, grácil, sartório, pectíneo).
Nos focaremos apenas no exercício ABDUTOR pois o que se é dito é que este exercício trabalha principalmente o glúteo, quando na verdade, trabalha como motor primário o músculo piriforme que fica situado abaixo do glúteo. O piriforme é um músculo pequeno e profundo, localizado na nádega, sob os glúteos e tem como função a rotação externa da coxa, que é quando o joelho "olha" para fora, além de auxiliar na abdução (abertura da coxa). Sua localização vai do sacro (porção final da coluna) até o fêmur (osso da coxa), o problema é que por baixo do piriforme passa o nervo isquiático, também conhecido como Ciático. ( como mostra nas imagens, o músculo piriforme de vermelho e o nervo ciático de amarelo )
O nervo ciático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé. O nervo ciático é o mais longo do corpo humano – liga o dedão do pé à região lombar – mas a fama não vem de seu comprimento, e sim da dor causada por ele, a "ciatalgia", que atinge cerca de 15 % da população e pode causar muito desconforto.Como o ciático é responsável pela enervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares, porém os mais comuns são a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna.
Então quado fazemos o movimento de Abdução principalmente com cargas elevadas, forçamos uma hiper-tonificação, aumento de tamanho do músculo Piriforme que passa a comprimir o nervo isquiático, causando dor que pode ser localizada apenas no glúteo mas comumente se espalha por toda a região da perna.
O que fica pra se refletir é: Se a pessoa pretende malhar glúteo, e não o está malhando na cadeira abdutora, então por que não fazer um exercício que localize verdadeiramente o glúteo ao invés de colocar sua saúde física em risco?
Postagem feita por Leandro Paim
Quem tem dor nö nervo ciatico Nao deve usar Essa maquina?
ResponderExcluirBeijo e bom Dia!
Heidi Haller
Oi, eu comecei a malhar a pouco mais de um mes, e nao entendo muito bem sobre os aparelhos, mas ai vendo esta postagem fiquei confusa, sempre senti dificuldades quando vou fazer aquele em que as pernas fica por fora do aparelho e força pra dentro, eu nao consegui entender direito se esse que e prejudicial ou e aquele que colocamos as pernas por dentro e forçamos para fora, entao qual desses e bom e qual e o prejudicial?
ResponderExcluirPelo que eu entendi na postagem é o abdutor que oferece risco, ou seja... Aquele em que se posiciona as pernas por dentro do aparelho forçando para fora.
ExcluirFaz sentido. Porém, está informação foi baseada em algum estudo científico randomizado? Sem sim. Poderia me direcionar a ele? Obrigado pela informação colega!
ResponderExcluir(Se sim)
ResponderExcluirpelo jeito ele n respondeu
ExcluirLeandro só uma observação, o texto está colocando o músculo sartório como adutor, o que é um equívoco.
ResponderExcluirAlguém pode colocar as referencias bibliográficas sobre o que estão falando aqui?
ResponderExcluirPéssima colocação; profissional muito mal esclarecido, deveria aprender a escrever com mais clareza e objetividade. Querer se valer de termos técnicos para impressionar os leitores em uma mera postagem na internet é muito pior do que se não tivesse escrito nada. Ademais, quando se refere aos demais profissionais como "equivocados", a pessoa tem, no mínimo, a obrigação de citar a fonte para que todos possam consultar, se fidedigna ou não. Professor ABOBRINHA... tinha que ser de educação física mesmo. Ridículo!
ResponderExcluir