domingo, 6 de novembro de 2011

Dor nas costas, um problema cada vez mais comum

É algo raro?
Absolutamente não! Sofrer de dor nas costas hoje em dia é tão comum, que alguns especialistas dizem que é algo normal ou seja, não é quem tem dor nas costas que é diferente, mas sim quem não tem. Estima-se que entre 80 a 90% de nós já sofreram de dor nas costas em algum ponto da vida. Por não existir uma cura facil e absoluta para a dor nas costas os clinicos gerais muitas vezes não sabem o que fazer com ela e é por isso que esse tipo de dor e é esse o motivo que leva grande parte das pessoas a procurar as terapias complementares.


Mas afinal, o que é dor nas costas?
A dor nas costas pode se manifestar de diversas maneiras, pode ser constante, ou só se apresentar em determinados momentos (quando estamos andando, ou sentados por exemplo), ou pode ser totalmente imprevisível. A dor pode ser restrita as costas como também pode se irradiar para outras partes do corpo, como ombro, pescoço, braços, nadegas, pernas e etc. A sensação varia de uma dor profunda, a aguda, lancinante a uma ardência difusa e uma dor nos nervos distinta.

Causas 
Embora as principais causas de dor nas costas sejam as alterações musculares e ósseas, estas são, na maioria dos casos, tão pouco precisas que a origem do problema é designada "inespecífica". Por isso, é preciso ter em conta que existem inúmeras e distintas possíveis causas de dores nas costas. É preciso ter em atenção este ponto, pois as dores de costas inespecíficas são muito frequentes e, como existem muitas pessoas que são regularmente afetadas por estas dores inespecíficas, existe o risco de o problema ser subestimado, o que pode provocar a sua evolução para um problema mais grave que necessite de uma rápida intervenção. De fato, esta é a principal razão pelo atraso no diagnóstico de alguns problemas que inicialmente se manifestam por uma dor nas costas, perdendo-se tempo valioso antes de iniciar o tratamento adequado.
Dado que algumas das principais causas de dores nas costas são as doenças do aparelho respiratório, alterações cardiovasculares, problemas renais, problemas ginecológicos, entre outros, sempre que o paciente seja afectado por uma dor aguda ou persistente nas costas, sobretudo se for acompanhada de outras manifestações, convém consultar o mais rápido possível um médico, com vista a realizar um exame clínico. Pode ainda ser necessário realizar alguns exames auxiliares de diagnóstico a fim de se avaliar, consequentemente, a gravidade do problema e indicar o tratamento adequado.
A principal causa das dores nas costas, principalmente em jovens é a má postura.
 Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

Os principais desvios posturais:

Lordose
É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).
A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.


Cifose
É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.


Escoliose
É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural.  A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.


Prevenir ainda é melhor do que remediar
A coluna tem a capacidade de armazenar traumas ao longo do tempo, sem apresentar nenhum sintoma. Por isso, quando a dor aparece, é sinal que sua coluna pode estar num grau considerável de degeneração de suas estruturas. Se você sente dor nas costas, deve tentar mudar os hábitos errados que produzem lesões nas estruturas de sua coluna.
Você passa muitas horas de seu dia sentado? Saiba que a posição sentada em uma  posição inadequada é o maior fator causador de dores nas costas. Em vista disso a escolha de uma cadeira ou poltrona adequadas é fundamental para previní-las.


Fiquem atentos, em breve estaremos postando exercícios físicos de fácil aplicação que são muito uteis no combate as dores nas costas!
Gostou? Comente! Sua opinião é muito importante para nós.

fonte: Professor Edzard Ernst PHD, Livro cuide bem de sua saúde, dor nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário