quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A importância de conhecermos a fundo tudo aquilo que nos rodeia

 Hoje em dia o mais comum é dizermos que conhecemos algo, quando na realidade apenas sabemos sobre tal objeto, o saber é algo superficial, é ter consciência de que existe, mas não ter um conhecimento maior sobre isso; por exemplo eu posso saber que se eu passar certo tempo exposto aos raios solares sem nenhum tipo de proteção, estes podem causar queimaduras e irritação na minha pele, mas sem conhecer de fato o que, detalhadamente, leva isso a acontecer. Portanto, podemos dizer que primeiro sabemos, pra depois conhecermos.

O ser humano se diferencia dos demais animais pela sua capacidade de pensar, raciocinar e refletir sobre as coisas, essa capacidade faz com que o homem possa superar problemas e dificuldades impostas pela vivência, o saber gera o conhecer que por sua vez gera o refletir e o refletir vai gerar o agir e a busca de mudar a realidade em que o homem se insere.

Refletir sobre algo que, ao nosso ver não é o correto é o primeiro passo para mudarmos essa realidade. Lembrando sempre que um mesmo objeto pode ser visto de formas diferentes por pessoas diferentes, por isso, é preciso que se tenha cuidado antes de sairmos por ai dizendo "Eis a verdade", pois a todo momento podemos ser confrontados com outras "verdades" e "pontos de vista".

"É o espanto, a surpresa perante o novo que desencadeia a nossa atividade intelectual." 

O conhecimento nos traz segurança e, a falta dele o oposto. Veja como nos sentimos diante de coisas novas, como por exemplo: antes, durante e depois de uma entrevista de emprego, de uma doença desconhecida, de um primeiro encontro; Nossa segurança psicológica baseia-se na posse de informações objetivas que nos permitem dominar a realidade.A desinformação é portanto um grande inimigo do crescimento do homem como ser pensante que precisa sair das "teorias do achismo" e tomar uma postura que expresse idéias e juizos racionalmente fundamentados.
Precisamos deixar de aceitar qualquer explicação já pronta, ofertadas pelas várias ideologias do meio social, "se apenas aceitarmos as fórmulas prontas, estamos nos alienando e dando a outros o direito de pensar por nós. Ao nos acomodarmos e reproduzirmos o que nos mandam, estamos nos adaptando e admitindo o já pronto como melhor possivel e renunciando à nossa capacidade de transformar a realidade."

Saiba, conheça, reflita e transforme!

Leandro Paim

Nenhum comentário:

Postar um comentário