“Controlar o estresse, dormir o suficiente, hidratar-se bem, proteger a pele contra os raios nocivos do sol, não fumar, usar bebidas alcoólicas com moderação e beber líquidos em quantidade adequada, são medidas que facilitam e ajudam as vitaminas e os minerais a proteger e renovar nossas células e tecidos”
Nosso organismo é constituído por milhões de células que formam os tecidos, órgãos e sistemas, que funcionando em perfeita harmonia, determinam o grau de saúde e disposição que apresentamos no dia a dia.
As células estão constantemente num delicado processo de destruição e regeneração. Quando a destruição é maior e mais rápida que a regeneração, as pessoas sentem fraqueza, cansaço, desânimo. As marcas desse desequilíbrio não tardam a aparecer na forma de doenças e do envelhecimento precoce.
A chave para proteger nosso corpo contra a ação desses agentes agressores e ao mesmo tempo promover e facilitar a capacidade de regeneração e renovação dos tecidos é simples:
Adotar um estilo de vida saudável!
Para o processo de regeneração e renovação, as células utilizam diariamente vitaminas, minerais, ácidos graxos (gorduras), aminoácidos (que formam as proteínas), água e carboidratos. O processo de proteção e regeneração é exercido pelos agentes antioxidantes.
Alguns dos nutrientes acima são chamados de essenciais, ou seja, são substâncias que o organismo não produz e, por isso, precisam ser consumidos pela alimentação.
As vitaminas, principalmente a C, E e o betacaroteno (percussor da vitamina A) participam ativamente dos processos de regeneração do organismo. Além disso, são antioxidantes poderosos que protegem os tecidos contra a ação maléfica dos radicais livres. Suas principais fontes são frutas, verduras e legumes, mas também são encontradas na carne, nos ovos e cereais.
Outras enzimas antioxidantes e importantes na regeneração das células utilizam o cobre, zinco, selênio e manganês para funcionar corretamente. Por isso, esses minerais não podem faltar na alimentação diária.
O chá-verde, utilizado há mais de quatro mil anos, também oferece uma excelente proteção contra os radicais livres através dos flavonóides que são poderosos antioxidantes. A ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 diminuem o risco de doenças cardíacas, ajudam a manter normais os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, participam no controle das inflamações e alergias e ajudam no desenvolvimento cerebral.
Isso ocorre porque essas gorduras saudáveis são vitais na formação e regeneração de células nervosas, veias, artérias e pele. Os ácidos graxos essenciais, não são produzidos pelo organismo e sua principal fonte são os peixes de água fria, frutos do mar, óleo de canola e sementes oleaginosas.
Estudos recentes(1) comprovaram que o acúmulo de gordura na região abdominal, a chamada gordura visceral, faz com que o organismo produza substâncias inflamatórias para se defender.
Essas substâncias vão provocar dano aos tecidos e células, causando envelhecimento precoce, falta de disposição, além de contribuir para o surgimento de diabetes tipo II, hipertensão e doenças cardiovasculares. A simples diminuição da circunferência abdominal, através da boa alimentação e atividade física já é suficiente para reduzir drasticamente a produção dessas substâncias que agridem as células.
Proteja e renove seu organismo com a boa nutrição e um estilo de vida saudável. Saúde e sucesso!
(1) Obesity (2006) 2006.277
Dr. Nataniel Viuniski (M.D.) – Médico Nutrólogo especializado em Obesidade;
(Autor do Livro Obesidade Infantil – Um Guia Prático e Membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife)Bruno Alexandre
Nenhum comentário:
Postar um comentário