Você pode começar com caminhada e corrida como formas de exercício aeróbicos porque, para o tempo e o custo, elas proporcionam um grande estímulo de treinamento. O indicado é que se faça qualquer atividade física sobre orientação e acompanhamento de um profissional da área que poderá controlar a Intensidade e duração. Essas atividades podem ser realizadas a qualquer hora, em quase qualquer clima, com pequeno investimento em equipamento. O equipamento é leve e facilmente transportado nas férias ou na viagem de negócios. Você pode também participar sozinho ou em grupo ( existem hoje em dia um número consideravel de grupos de corrida que contam com a orientação de educadores físicos ) e continuar por toda a vida. Um estudo recente com 72.488 enfermeiras descobriu que a caminhada vigorosa estava inversamente associada ao risco de cardiopatia; o risco relativo diminuía à medida que a quantidade de caminhada aumentava (Manson e cols. 1999). Os benefícios foram similares aos alcançados com outras formas de exercício intenso como a corrida. Por essas e outras razões, caminhar e correr são alternativas muito boas para alcançar e manter a capacidade aeróbia e seus benefícios.
O que vestir
Nada é mais importante para a sua satisfação do que tênis confortáveis. Portanto o ideal é que não use tênis recém comprados até que eles estejam adaptados ao seus pés, para evitar calos e irritações. Meias cano longo podem evitar bolhas.
Caminhada e corrida não requerem roupas enfeitadas, roupas leves são adequados para o verão. Cores claras são mais indicadas para correr durante o dia, pois diminuem a incidência dos raios solares nocivos.
Técnicas
A postura vertical conserva energia. Corra ou caminhe com as costas confortavelmente retas, a cabeça elevada e os ombros relaxados. Ao praticar corrida flexione os braços e mantenha as mãos em posição confortável e balance os braços o mínimo possível. A ação do bombeamento deve aumentar com a velocidade, balance suas pernas livremente desde o quadril e sem tentativas de passadas muito longas. Estudos de laboratório mostram que a passada que você se sente mais confortável é geralmente também a mais eficiente.
A técnica de pisar do calcanhar para a ponta do pé é a menos fatigante de todas e a maioria dos corredores de longa distância a utiliza. Verifique os seus tênis após várias semanas de corrida, se você estiver usando a passada correta e pisar adequadamente o pé no chão, a borda externa do calcanhar mostrará algum desgaste.
Qual a melhor hora do dia?
A hora ideal é a que você se sente mais disposto. Sempre alimente-se antes (sem excessos) do exercício pra manter um nível considerável de energia, a menos que você goste de passar seu tempo sozinho, considere treinar acompanhado, pois uma parceria pode manter sua motivação e tornar o treino menos apático.
Onde caminhar ou correr?
Onde você deve ir? em quase todo o lugar que lhe agradar, evite superfícies acidentadas que podem vir a causar lesões e tombos, tenha preferência por lugares que não sejam lotados de praticantes de exercícios mas também não escolha um lugar deserto para evitar o risco de assaltos e outros problemas.Variar as rotas e opções de lugar o ajudarão a manter o interesse na prática da atividade.
fonte: Condicionamento Físico e Saúde Sharkey, Brian J
Nenhum comentário:
Postar um comentário