Pelo fato da mídia não focar o esporte como cooperação, auto-conhecimento, meio de socialização e etc, mas focar principalmente na relação entre vitória e derrota, vencedor e perdedor, bom e ruim, apto e inapto e etc, Mesmo sabendo que no meio esportivo, a competição e uma certa agressividade fazem parte, podemos concluir que o esporte que está hoje em dia na mídia é o esporte da mídia.
O esporte da mídia é sempre mediado pelos olhares interessados dos diversos meios, dentre os quais destaca-se a televisão, a mais híbrida de todas as mídias, “que absorve e devora todas as outras mídias e formas de cultura”
(Santaella, 1996, p. 42).
Como podemos definir o esporte da mídia?
A mídia preza por alguns aspectos como a “ falação esportiva “ Que é aquela que é responsável por informar e atualizar além de criar expectativas, “ quem vai ganhar, quem vai perder, quem é o melhor, qual será o placar, cria polêmicas, constrói rivalidades e etc.
A monocultura esportiva, quando a mídia decidi por dar mais espaço há algum esporte, há um bombardeamento de falação esportiva sobre essa modalidade, que no caso do Brasil é claramente o futebol, temos na própria televisão programas esportivos voltados unicamente para o futebol, este é um exemplo claro de monocultura esportiva.
O poder da linguagem audiovisual é maximizado na TV por assinatura, na qual o esporte pode apresentar-se como pura imagem (Betti, 1999), o que se justifica no processo de espetacularização, porque a televisão busca atingir a emoção do espectador, e não a razão. Do outro lado da moeda, o discurso das mídias em geral propõe uma concepção hegemônica de esporte: esforço, Busca da vitória, disciplina, dinheiro. O preço que se paga pela espetacularização do esporte é a fragmentação e descontextualização do fenômeno esportivo.
Como podemos definir o esporte da mídia?
A mídia preza por alguns aspectos como a “ falação esportiva “ Que é aquela que é responsável por informar e atualizar além de criar expectativas, “ quem vai ganhar, quem vai perder, quem é o melhor, qual será o placar, cria polêmicas, constrói rivalidades e etc.
A monocultura esportiva, quando a mídia decidi por dar mais espaço há algum esporte, há um bombardeamento de falação esportiva sobre essa modalidade, que no caso do Brasil é claramente o futebol, temos na própria televisão programas esportivos voltados unicamente para o futebol, este é um exemplo claro de monocultura esportiva.
O poder da linguagem audiovisual é maximizado na TV por assinatura, na qual o esporte pode apresentar-se como pura imagem (Betti, 1999), o que se justifica no processo de espetacularização, porque a televisão busca atingir a emoção do espectador, e não a razão. Do outro lado da moeda, o discurso das mídias em geral propõe uma concepção hegemônica de esporte: esforço, Busca da vitória, disciplina, dinheiro. O preço que se paga pela espetacularização do esporte é a fragmentação e descontextualização do fenômeno esportivo.
Prevalência dos interesses econômicos. A lógica das mídias, em última instância, atende a interesses econômicos, entronizando na televisão os índices de audiência, e criando assim um círculo vicioso: os produtores pressupõem o que o público (que é visto como homogêneo) quer, e só lhe oferecem isso, portanto, não podem saber se o público deseja outra coisa.
Novidades aparecem, mas sempre sobre os mesmos temas e sob as mesmas formas.
Como seria se o esporte da mídia fosse na verdade fosse o esporte na mídia?
*Cobertura de várias modalidades esportivas, inclusive as que ainda são predominantemente amadoras;
*Presença de informações/conteúdos científicos (biológicos, socioculturais, históricos) sobre a cultura esportiva;
*Análises aprofundadas e críticas a respeito dos fatos, acontecimentos e tendências nas várias dimensões que envolvem o esporte atualmente (econômica, administrativa, política, treinamento, tática etc), considerando o
passado, o presente e o futuro;
*As vozes dos atletas (profissionais e amadores) enquanto seres humanos integrais, e não apenas como máquinas
de rendimento, nos falando sobre a experiência global de praticar esporte.
Lucky Club | Review, Bonuses, Support, Live Dealer
ResponderExcluirLucky Club has a long history as one of luckyclub.live the best gambling sites in Europe. In the UK, it is famous for its generous gambling